Nada a ver com ‘teorias da conspiração’, que fique bem claro! Mas não tem como analisar os números da Vox Pesquisas em relação a medição da intenção de voto para senador em Sergipe e não chegar a conclusão de que quem está bem avaliado junto a população, com certeza cairá na ‘pancada’ por parte do chamado ‘marketing do mal’.
Aliás, este AnderSonsBlog já falou isso em relação ao senador Rogério Carvalho (PT) em outra oportunidade (leia AQUI), quando do sucesso da luta dele pelo retorno da Fafen/SE à Petrobras, assim como os jornalistas Habacuque Villacorte (leia AQUI) e Cláudio Nunes (leia AQUI) também levantaram a ‘lebre’ de que o tal ‘marketing do mal’ já está em pleno funcionamento, aí já não apenas em relação a Rogério, mas também em relação a André Moura, presidente estadual do União Brasil e também pré a senador no ano que vem.
E não é que a Vox Pesquisas, ouvindo 1.109 eleitores e eleitoras entre os dias 28 e 30 de abril passado, com margem de erro de 2,9% e intervalo de confiança de 95%, identificou justamente a liderança de André Moura e, ‘coincidentemente’, após a divulgação dessa pesquisa, aí o ‘pau cantou’ pra cima de André com uma intensidade e virulência absurdas?
Pois é: pela Vox, André lidera a corrida para o Senado com 11,90%, seguido por Eduardo Amorim (ainda no PSDB), com 9,74%; Rodrigo Valadares (ainda no União), com 9,56%; Edvaldo Nogueira (PDT), com 8,84%; e Rogério Carvalho (PT), com 8,21%. Todos esses, conforme a margem de erro, com chances na disputa. Já Alessandro Vieira (MDB), com 4,96%, está fora da disputa, ao menos nesse momento. A Vox ainda identificou que Branco/Nulo somam 12,8%; e Não Soube/Não Respondeu, 33,99%.
Este AnderSonsBlog já sustentou aqui mesmo neste espaço que numa eleição em que o Senado renova dois terços de suas cadeiras, com o eleitorado podendo votar em dois nomes, pesquisas acabam sentindo uma dificuldade a mais para identificar os mais bem colocados nas intenções de voto.
Mas como a ‘porradaria’ pra cima de André Moura começou justamente quando essa pesquisa Vox foi divulgada, pode ser que os que se fiam e financiam o tal do ‘marketing do mal’ já estejam com as garras de fora. Mas somente uma coisa é certa: nas Eleições 26, depois que esse tipo de mecanismo acabou derrotado nas eleições aracajuanas do ano passado, pode ser que tenha chegado a hora dessa turma repensar os seus conceitos. Até porque, leitor e leitora, o eleitorado está cada vez mais exigente e cada vez mais esperto em relação a algumas práticas absolutamente condenáveis, como é o caso do uso das tais ‘máquinas de moer reputações’. É por aí!
Fonte Anderson Blog