Solução para a problemática dos resíduos sólidos em Sergipe será tema de um amplo debate em setembro
As dificuldades para a implementação da Lei de Resíduos Sólidos pelos municípios sergipanos têm sido um assunto debatido constantemente pela Federação dos Municípios de Sergipe (FAMES), principalmente diante da inviabilidade financeira para atingir as metas desde a sua aprovação.
O cenário motivou a deputada federal Katarina Feitoza (PSD-SE) a propor, durante uma reunião com a vice-presidente da FAMES, Silvany Mamlak, a realização de um seminário em parceria com a entidade, reunindo as autoridades e órgãos que tratam do assunto, em busca de uma solução em Sergipe.
“Estávamos discutindo sobre a questão dos resíduos sólidos em nosso Estado, que vem causando um problema enorme para os municípios. Contando com o apoio da FAMES, vamos organizar um seminário, vamos levar as autoridades e os órgãos que dizem respeito e falam sobre essa questão para que, juntos, possamos encontrar uma solução aplicável aos municípios sergipanos”, afirmou a deputada.
Para garantir que o debate inclua as diferentes realidades em Sergipe, serão convidados representantes dos 75 municípios sergipanos, além dos quatro consórcios em operação em Sergipe e que, atualmente, auxiliam na gestão dos resíduos sólidos, bem como órgãos que gerenciam essa política pública, a exemplo do Ministério Público, Adema, Tribunal de Contas de Sergipe, além da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Sustentabilidade e Ações Climáticas.
“O apoio da deputada federal Katarina Feitoza é muito importante para ampliarmos esse debate e, juntos, encontrarmos uma solução para esse problema que atinge os municípios não apenas em Sergipe, mas em todo o Brasil. Atualmente, enfrentamos dificuldades para cumprir as metas e, mesmo diante deste problema, temos trabalhado por uma solução. Por isso, gostaria de agradecer à parlamentar por decidir somar a esta causa”, conclamou Silvany Mamlak, prefeita de Capela e vice-presidente para FAMES.
O presidente da entidade, Alan Andrelino, prefeito do município de Areia Branca, reforçou que a entidade está à disposição para intermediar esse debate.
“Ao longo dos anos, a FAMES tem sido um importante espaço na construção de políticas públicas que buscam dar aos municípios uma maior segurança administrativa, atuando desde a formação técnica até debates como este. A escolha da Federação como parceira neste momento reforça nossa credibilidade e estamos à total disposição do mandato para intermediarmos e construirmos esse debate”, afirmou o presidente.
O evento acontecerá em setembro, com data a ser divulgada. Para informações adicionais, é necessário acompanhar os canais oficiais da FAMES.
Da Assessoria