Responsável por fazer o pagamento dos 35 mil servidores públicos aposentados e pensionistas do estado de Sergipe, o Sergipe Previdência vem se recuperando ao longo dos anos. Em entrevista ao programa Inove Notícias da Cultura FM, com Kleber Alves nesta quarta-feira, 3, o diretor-presidente da instituição, José Roberto de Lima Andrade, destacou esses avanços.
De acordo com o presidente, o Sergipe Previdência tem conseguido se reerguer nos últimos anos. “Passamos por um período muito difícil há quatro anos, mas há dois estamos conseguindo dar a volta por cima e pagando os aposentados e pensionistas em dia”, destacou.
E para que esse pagamento possa ser feito, o Governo do Estado ainda precisa injetar recursos na casa dos R$ 130 milhões por mês. “Nosso déficit já foi muito mais descontrolado e, com os esforços da equipe econômica do estado e do governador, Fábio Mitidieri, estamos conseguindo recuperar o Sergipe Previdência e diminuir esse déficit”, afirmou José Roberto.
Questionado pelo repórter Jota Pereira sobre as causas do rombo nas contas, José Roberto deixou claro que o grande culpado é a forma atual da previdência em todo mundo. “Quando esse modelo foi criado em 1970, existiam 30 jovens trabalhando para um aposentado, hoje, essa conta inverteu e temos uma maior população de idosos, que acaba refletindo na previdência”, disse.
E essa conta tende a aumentar nos próximos anos, segundo José Roberto. “Em 2030, o Brasil vai ser o quinto país com a maior população de idosos do mundo e o modelo pensando, em que os mais novos pagam a aposentadoria, essa realidade não existirá mais”, completou.