Na semana passada, o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgou dados de pesquisa que indicam que Sergipe tem o segundo maior salário médio de admissão do país, com R$ 2.304,52, ficando atrás, apenas, de São Paulo, que registrou R$2.455,51.
Os dados, que também são analisados pelo Observatório do Trabalho, vinculado à Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo (Seteem), apontam que o resultado registrado em fevereiro é 21% maior que o alcançado no mês anterior (1.908,76). Esta alta coloca Sergipe em primeiro lugar no ranking do crescimento do salário médio de admissão.
E para falar sobre esse crescimento, a edição desta segunda-feira, 31, do programa Inove Notícias da Cultura FM, com Kleber Alves, conversou com secretário de Estado do Trabalho, Jorge Teles. De acordo com ele, o aumento no salário médio indica um fortalecimento da economia local.
“Com os esforços do Governo do Estado, Sergipe tem sido possível criar um ambiente favorável para investimentos e, ao alcançar o segundo maior salário médio de admissão do país, superando estados muito mais ricos e populosos, é a prova de que estamos no caminho certo: investindo em qualificação profissional, ouvindo os setores produtivos e criando um ambiente favorável para o crescimento econômico”, diz o secretário.
A qualificação profissional também é reflexo desse crescimento em todo o Estado. “Esse é o resultado é um reflexo de políticas públicas voltadas para qualificação profissional e geração de empregos. Superar estados tradicionalmente mais desenvolvidos em termos salariais mostra que Sergipe está se destacando como um novo polo de oportunidades. O fato de estar atrás apenas de São Paulo, o estado mais rico do país, reforça essa ideia”, completou o secretário.