O objetivo é mitigar possíveis falhas, identificando desgastes nos equipamentos para evitar interrupções inesperadas no fornecimento, garantindo a segurança das instalações e a continuidade do serviço
Garantir o fornecimento contínuo e seguro do gás natural canalizado é uma das principais atribuições da Sergipe Gás S/A (Sergas). Essa missão passa, necessariamente, pelo pleno funcionamento das Estações de Regulagem de Pressão (ERPs) e das Estações de Transferência de Custódia (ETCs), infraestruturas essenciais para a distribuição do gás natural, assegurando que o gás chegue aos consumidores na pressão adequada, com qualidade e medição precisa do volume entregue.
Para que essas unidades operem de forma confiável, a Sergas elabora e executa planos rigorosos de inspeção e manutenção, que incluem verificações periódicas e ações de manutenções preventivas. O objetivo é mitigar possíveis falhas, identificando desgastes nos equipamentos para evitar interrupções inesperadas no fornecimento, garantindo a segurança das instalações e a continuidade do serviço.
Para o gerente de Operações da Sergas, Iolando Meneses, esse trabalho é fundamental para a confiabilidade do sistema. “As inspeções e manutenções preventivas permitem que a gente atue de forma antecipada, corrigindo eventuais não conformidades, antes que elas se tornem um problema. Isso assegura que as estações operem dentro dos padrões técnicos exigidos e com total segurança para a população”, destacou.
O diretor técnico e comercial da Sergas, Pablo Matsuo, também ressalta a importância das manutenções preventivas. “As manutenções de todo o ativo da Sergas, que envolvem os gasodutos, as ERP´s e as ETC´s, são estratégicos para a continuidade de nossos serviços de forma eficiente e segura. Contamos, também, com o principal ativo da Sergas, que são os funcionários altamente capacitados e engajados, que garantem a tranquilidade aos nossos usuários”, afirmou.
Dessa forma, o planejamento técnico aliado à execução eficiente das manutenções garantem a segurança, confiabilidade e continuidade no fornecimento do gás natural, reforçando o compromisso do Governo do Estado, por meio da Sergas, com a qualidade dos serviços prestados e com o desenvolvimento sustentável de Sergipe.
Assessoria


