Um levantamento feito pela revista Veja apontou que Sergipe é o estado mais seguro do Nordeste. E para falar sobre essa excelente notícia, a edição desta segunda-feira, 29, do Programa Inove Notícias da Cultura FM, com Kleber Alves, conversou com o diretor de Comunicação da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), Lucas Rosário.
Em entrevista ao repórter Jota Pereira, Lucas Rosário ressaltou que os números divulgados no levantamento feito pela Veja são relacionados ao ano de 2023 e são baseados em dados do Sistema Nacional de Informações em Segurança Pública (Sinesp), fornecidos pelos estados e compilados pelo Ministério da Justiça. “Esses dados só reforçam os números que outros institutos divulgam e representa uma política de Segurança Pública efetiva e bem planejada”, revelou.
De acordo com os dados, Sergipe tem a menor taxa de homicídios por 100 mil habitantes na Região Nordeste, configurando no topo como o estado mais seguro do Nordeste e o 9º de todo o País, com uma taxa de 19,59 homicídios por 100 mil habitantes. “Nossas polícias Militar, Civil e Científica estão, diariamente, atuando em policiamento preventivo, ostensivo, investigativo, o que contribui para que Sergipe seja o mais seguro do Nordeste”, enfatizou Lucas.
Nos anos de 2015 e 2016, Sergipe viveu o seu pior momento na área da segurança pública. À época, os índices de violência estavam altíssimos e a SSP registrou 1.306 casos de homicídios, bem diferente de 2023, com 451 registros. “É uma taxa que ainda precisa ser diminuída, mas ela é três vezes menos e isso é motivo para mostramos que as políticas públicas, na área de segurança, têm trazido efeitos”, completou.
Foto: reprodução/internet