Promessa de campanha do governador Fábio Mitidieri (PSD), o programa Primeiro Emprego, desenvolvido pela Secretaria Especial do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo (Seteem), de Sergipe, já é uma realidade no estado. E para fazer um balanço da gestão, a edição desta quarta-feira, 12, do programa Inove Notícias da Cultura FM, com Kleber Alves conversou com o gestor da pasta, Jorge Teles.
Presente em 13 municípios do Estado, o programa primeiro emprego é a porta de entrada para os jovens no mercado de trabalho. “Somente em uma empresa, conseguimos inserir mais de 380 jovens no mercado, fazendo com que tenha a experiência e possam levar o sustento da família”, afirmou Jorge Teles.
De acordo com o secretário, por causa das dificuldades em encontrar uma mão de obra mais especializada, algumas empresas deixam de expandir sua área de atuação, o que, na visão do secretário, o projeto tem a missão de mudar. “Algumas funções, que as empresas querem contratar, não são encontradas no mercado e nós disponibilizamos essa mão de obra qualificada, porque direcionamos e treinamos esses jovens de acordo com a necessidade da empresa”, revelou.
E ao formar essa turma para o processo seletivo, a empresa se compromete a contratar parte dela. “Ao final da seleção, 30% desses jovens saem com a carteira de trabalho assinada e, os demais, com a experiência para entrar no mercado”, afirmou Jorge Teles.
O secretário também comemorou os resultados desse primeiro ano de gestão. “Temos um saldo positivo durante o ano e fecharemos o mês com recorde na geração de empregos, atingindo um patamar que não era atingindo desde o ano de 2013, inclusive, no mês de setembro, Sergipe foi o segundo estado que mais gerou empregos no Brasil e a nossa meta é melhorar, ainda mais, esses números em 2024”, completou Jorge Teles.