Com o objetivo de fazer avaliação de pessoas com a probabilidade de doença renal, com o propósito de chamar atenção para o cuidado com a saúde dos rins, a Secretaria de Estado da Saúde (SMS) vai realizar um evento nesta quinta-feira, 14, quando se comemora o Dia Mundial do Rim.
E para falar sobre essa ação, a edição desta quarta-feira, 13, do Programa Inove Notícias da Cultura FM, com Kleber Alves, conversou com o gestor da pasta, Walter Pinheiro.
De acordo com o secretário, o evento, que será realizado a partir das 8h, na Praça Fausto Cardoso, no Centro da capital, tem como foco chamar a atenção para uma doença que chega de forma silenciosa. “É uma campanha voltada para prevenção e alerta à sociedade, porque as doenças renais, muitas vezes, são silenciosas e, em muitos casos, quando ela é descoberta, já está em um estado muito avançado, por isso a importância da prevenção”, afirmou.
Trazendo a temática mundial “Saúde dos rins e exame de creatinina para todos: porque todos têm o direito ao diagnóstico e acesso ao tratamento”, a ação irá fornecer o exame de creatinina para pacientes com risco renal, que marca o funcionamento do rim. A campanha tem o intuito de avaliar os fatores de risco como a aferição de pressão arterial e glicemia, cujo benefício se estenderá além de apenas suscitar o diagnóstico.
Gripe
As doenças respiratórias, como as síndromes gripais, são uma constante preocupação da sociedade. Neste sentido, segundo o secretário, o planejamento para amenizar as causas começou a ser feito antes do Carnaval. “Nós apresentamos um plano de contingência que envolve uma preocupação, principalmente, com o vírus da gripe e o governo federal antecipou a entrega das vacinas e já estamos fazendo a distribuição para os municípios”, revelou.
E as crianças são os pacientes que mais preocupam quando se fala em doenças respiratórias. “E dentro desse cenário, a preocupação é com a sazonalidade da pediatria e estamos com eixos de vigilância e prevenção para que a gente possa identificar um aumento abrupto de casos, que deve acontecer em meados de março e abril”, completou Walter Pinheiro.
Foto: ASN/ Reprodução