Nesta quarta-feira, 17, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) vai lançar o Protocolo de Acesso aos Produtos derivados de Cannabis para tratamento do comportamento agressivo no Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), na Rede pública de saúde do Estado de Sergipe.
E para falar sobre esse assunto, a edição do programa Inove Notícias da Cultura FM, com Kleber Alves, conversou com o secretário da Saúde de Sergipe, Walter Pinheiro. Para ele, ao se fazer uso desse tipo de medicação, permite uma melhora, significativa, do paciente.
“O uso da cannabis medicinal é uma verdadeira saída inovadora porque traz mais qualidade de vida para pacientes que tinham diversas convulsões e, devido ao uso desse medicamento, podem ter uma qualidade de vida”, destacou.
De acordo com o secretário, em dezembro de 2023, foi lançado o primeiro protocolo clínico que atende mais de 50 pacientes, por meio do Núcleo de Atendimento em Terapias Especializadas (Nate). “Além do atendimento médico, também oferece orientação nutricional especializada e pacientes com epilepsia refratária que se encaixam em doenças específicas como síndrome de Dravet, síndrome de Lennox–Gastaut (SLG) e Complexo Esclerose Tuberosa (CET), são beneficiados com produtos à base de Cannabis”, afirma Walter Pinheiro.
Ainda segundo Walter, o lançamento desse protocolo já é uma antecipação do I Congresso Sergipano de Assistência Farmacêutica, que será realizado nos dias 18 e 19 de julho, em Aracaju. “Esse congresso irá abordar diversas temáticas em prol da ampliação do acesso e serviços de saúde, contribuindo para o aumento da expectativa e da qualidade de vida da população”, disse.
Foto: divulgação