Na manhã da segunda-feira, 12 de maio, o vereador e presidente da Federação Sergipana de Futebol (FSF), Miltinho Dantas, participou do programa Balanço Geral Manhã, da TV Atalaia, apresentado por Fábio Henrique. O tema central da edição foi a viabilidade da implementação do modelo de Sociedade Anônima do Futebol (SAF) no clube Associação Desportiva Confiança.
O debate contou ainda com as participações do presidente do Confiança, Pedro Dantas, e do empresário e ex-presidente do Flamengo, Rodolfo Landim.
A SAF, criada pela Lei nº 14.193/2021, permite que clubes de futebol se transformem em empresas independentes, com a possibilidade de receber investimentos de acionistas — que, por sua vez, participam dos lucros e prejuízos do clube.
Durante a entrevista, Miltinho, destacou a importância do modelo para a modernização e profissionalização dos clubes brasileiros. “A SAF é uma necessidade para o futebol brasileiro, principalmente para os clubes que desejam se profissionalizar, mas não dispõem dos recursos necessários”, afirmou.
Ele reforçou que o Confiança, atualmente na Série C do Campeonato Brasileiro, precisa de investimentos para buscar o acesso à Série B. “Hoje, a diretoria não tem como injetar mais um milhão de reais no time. Com a SAF, esse sonho se torna possível, pois ela trabalha com planejamento e investimento a longo prazo”, completou.
Miltinho citou exemplos bem-sucedidos de clubes que adotaram o modelo, como o Bahia e o Botafogo — este último, campeão do Campeonato Brasileiro e da Libertadores da América em 2024. “Esperamos que o Confiança, junto com seu conselho, sócios, o presidente Landim e os empresários envolvidos, tenha êxito nesse projeto, que pode servir de inspiração para outros clubes”, declarou.
O presidente do Confiança, Pedro Dantas, explicou que no dia 1º de maio, aniversário do clube, foi realizada uma assembleia geral que aprovou um novo estatuto, completamente modernizado e apto a receber a SAF. “Agora, o Conselho de Administração abrirá prazo para recebimento de propostas de investidores interessados”, informou.
Pedro destacou o interesse do grupo liderado por Rodolfo Landim, que inclui empresários sergipanos, mas ressaltou que outras propostas também poderão ser apresentadas. As propostas serão analisadas pelo Conselho de Administração e pela diretoria, e a decisão final caberá à torcida, por meio de assembleia geral.
Segundo Pedro, a proposta do grupo de Landim prevê um investimento de aproximadamente R$ 500 milhões em um período de 10 anos. O aporte inicial será destinado à infraestrutura do clube, com a construção de quatro novos campos de treinamento, quitação de dívidas trabalhistas, civis e fiscais, e a criação de um novo Centro de Treinamento.
Rodolfo Landim destacou que o objetivo é mobilizar investidores locais. “Queremos que a SAF do Confiança conte com a força da sociedade sergipana. Este será um projeto de orgulho para o estado, elevando o clube a um novo patamar e permitindo que dispute os principais campeonatos do país”, afirmou.