Na próxima sexta-feira, 21, a Cultura FM completa 66 anos de muita evangelização da palavra de Deus para todo o Estado. E para iniciar as comemorações, a Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese) realizou, nesta terça-feira, 18, uma Sessão Especial de outorga da Medalha da Ordem do Mérito Parlamentar à Fundação Arquidiocesana de Cultura, mantenedora da Rádio Cultura de Sergipe.
A solenidade, proposta pelo deputado Georgeo Passos (Cidadania), reconhece a relevante contribuição da instituição para a sociedade sergipana, especialmente nas áreas da cultura, da educação e da formação cidadã.
O autor da propositura fez questão de destacar a importante missão da Rádio Cultura em todo o Estado. “A Rádio tem história, trabalha na evangelização e na educação, sempre presente na vida do povo sergipano. Ficamos felizes em conceder essa medalha e desejamos que a emissora perdure por muitos e muitos anos, pois sabemos da importância e da força do rádio, em especial, da Rádio Cultura para Sergipe”, afirmou.
Ícone e uma das maiores referências do jornalismo da emissora, o professor, radialista e jornalista, Jairo Alves de Almeida, que há mais de 55 anos atua na Cultura, relembrou da época de fundação da rádio.
“Ela surgiu como um instrumento de evangelização e de educação. Era através da Rádio Cultura que muitos sergipanos tiveram a oportunidade de estudar, com as transmissões do Movimento de Educação de Base (MEB), pelas ondas da emissora”, revelou Jairo.
E o desenvolvimento da emissora tem sido uma referência. Prova disso foi a migração para FM. A Rádio Cultura de Sergipe iniciou suas transmissões experimentais na frequência modulada (FM) 107.5 em 11 de outubro de 2022.
A transmissão oficial em FM começou no dia seguinte, 12 de outubro de 2022, dentro do programa Inove Notícias com Kleber Alves, após 63 anos operando exclusivamente em Amplitude Modulada (AM).
A migração para FM foi um marco histórico para a emissora, que buscava melhor qualidade de áudio e acompanhava as tendências tecnológicas da radiodifusão. “A Cultura é uma das maiores emissoras do país, ela tem uma estrutura de primeiro mundo, o que nos permite a fazer um jornalismo referência todas as tardes das 16h às 17h”, comemorou Kleber Alves.
Fundação
A emissora foi fundada em 21 de novembro de 1959 por Dom José Vicente Távora, então bispo de Aracaju. Criada para apoiar o Movimento de Educação de Base (MEB), tinha como missão levar educação aos camponeses por meio de aulas radiofônicas. Desde então, consolidou-se como veículo comprometido com a cidadania, a difusão cultural e a preservação da identidade sociocultural sergipana.




amei este site. Pra saber mais detalhes acesse nosso site e descubra mais. Todas as informações contidas são informações relevantes e diferentes. Tudo que você precisa saber está está lá.