Há mais de 50 anos atuando em Sergipe, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) tem feito um trabalho de expansão das suas unidades físicas. Atualmente, a APAE possui sedes em seis municípios sergipanos, o que ajuda na melhoria de vida das pessoas com deficiência.
E um dos municípios que estão prestes a inaugurar uma sede é a cidade de Propriá. Em entrevista ao programa Inove Notícias da Cultura FM, com Kleber Aves desta quarta-feira, 3, a presidente da Federação das Apaes de Sergipe (FEAPAES/SE) Mônica Carmélia Marinho de Souza, destacou a importância das parcerias com o setor público.
“A APAE é uma instituição de garantia de diretos das pessoas com deficiência, além do serviço de assistência social, também fazemos a garantia de direitos e a instalação de uma sede da APAE em um município, faz parte do plano de ação da FEAPAES, o que fortalece e amplia o atendimento às pessoas com deficiência”, revelou.
E essa realidade está perto de ser transformada em Propriá. “O prefeito Valberto Lima nos procurou para saber como a APAE, enquanto entidade representante das pessoas com deficiência, poderia auxiliar o município para preparara e ajudar na dificuldade de relacionamento dos profissionais com as pessoas com deficiência. Mostramos os cursos ofertados pela federação e vamos capacitar os profissionais”, afirmou Mônica Carmélia.
Atualmente, a APAE está presente, fisicamente, nas cidades de Aracaju, Barra dos Coqueiros, Itabaiana, Lagarto, Nossa Senhora do Socorro, Neópolis, Tobias Barreto e, em breve, em Propriá. “Além disso, seis outros municípios estão em análise”, completou Mônica Carmélia.