
A nova gestora da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Nossa Senhora do Socorro, Adriana Menezes, foi a entrevistada da edição desta quinta-feira, 9, do Programa Inove Notícias da Cultura FM, com Kleber Alves. Na pauta, a expectativa para as ações que serão realizadas pela pasta no primeiro ano da nova gestão.
Há nove dias à frente da pasta, Adriana Menezes ressaltou que esse primeiro momento é a hora de organizar a casa e estruturar os serviços. “A gente fez uma análise prévia, coletando dados e informações e fizemos visitas em unidades e estamos enfrentando alguns gargalos, diretamente ligados aos pacientes, como falta de insumos, de medicamentos e falta de consultas especializadas”, afirmou.
De acordo com a secretária, a situação encontrada foi bastante preocupante. “Estamos trabalhar para evitar que os serviços básicos sejam suspensos por falta de insumos e esperamos regularizar esse abastecimento em 15 dias”, assegurou Adriana Menezes.
Ainda segundo ela, o planejamento para os primeiros 100 dias de gestão é para ampliar a oferta dos serviços prestados à população. “Vamos ampliar mais unidades básicas com horário estendidos até às19h e incluir cirurgia geral para pequenos procedimentos simples e a população vai poder fazer isso nas unidades”, revelou.
E a oferta de exames e consultas especializados também terá uma atenção especial da gestão. “Queremos equalizar a fila de espera para consultas especializadas para neuropediatria, cardiopediatria e urologia, além de exames como endoscopia, colonoscopia e videolaringoscopia, que são exames mais complexos e a população tem dificuldade de ter acesso”, completou Adriana Menezes.