Inicialmente marcado para ser realizado entre os dias 11 e 26 de novembro, a aplicação dos instrumentais do Sistema de Avaliação da Educação Básica de Sergipe (Saese) 2024, programada pela Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (Seduc), devem ocorrer, mesmo com a ameaça de mais uma paralisação do Sintese, dentro do prazo inicial.
A edição desta segunda-feira, 11, do programa Inove Noticias da Cultura FM, com Kleber Alves, trouxe a informação do secretário da Educação e vice-governador, Zezinho Sobral, de que a aplicação da prova seria realizada. “Construímos um calendário de avaliações, provas e metodologias que garantem um diagnóstico e não estamos avaliando outras questões, mas tentando entender como as escolas públicas de Sergipe estão”, revelou Zezinho.
De acordo com ele, a intenção do sindicato é atrapalhar essa avaliação. “O Sintese, pela oitava vez, propõe uma nova paralisação para discutir a mesma coisa, novamente tentado causar um grande prejuízo, não só ao ano letivo, avaliações e ao Enem, mas também no diagnóstico da rede pública estadual e municipal”, afirmou Zezinho Sobral.
Criado pelo Governo de Sergipe, o Saese tem como objetivo informar cada escola individualmente como está o seu aprendizado em cada disciplina. “Permitido ao professor, que está engajado, possa fazer a sua metodologia e avançar na educação pública de Sergipe”, assegurou Zezinho.
Ainda de acordo com o secretário, o Sintese sabia que a avaliação ia ser realizada nesse período e que a ação é deliberada. “Eles sabem desse calendário, que foi planejado há tempos e fazem isso para causar um dano irreparável e isso é chantagem sindical, não é movimento sindical e desrespeita o professor, o aluno e a sociedade”, ressaltou.
O diagnóstico
São esperados 84.312 alunos distribuídos em 308 escolas da rede pública estadual, e 643 da rede municipal. Professores, coordenadores e gestores escolares também respondem aos questionários contextuais.
O Sistema de Avaliação da Educação Básica de Sergipe (Saese) é uma avaliação que mede a qualidade da educação pública estadual, por meio de provas e questionários contextuais:
Provas
As provas do Saese são aplicadas a alunos das escolas públicas do 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio. As provas são constituídas por questões de Língua Portuguesa e Matemática.
Foto: Jadilson Simões