Na manhã desta terça-feira, 7, a prefeita de Aracaju, Emília Corrêa (PL), reuniu a imprensa para anunciar a decisão de anular o processo licitatório do Consórcio do Transporte da Grande Aracaju. E para falar sobre o assunto, o programa Inove Notícias da Cultura FM, com Kleber Alves, conversou com o superintendente da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito de Aracaju (SMTT/Aju), Nelson Felipe.
De acordo com ele, essa decisão é a mais acertada e visa garantir que o processo seja feito seguindo todas as necessidades das cidades envolvidas. “A única saída que tínhamos era começar do zero porque todo o processo está cheio de erros e vícios que colocam em risco o serviço, como bem apontou órgãos de controle como o TCE e o Ministério Público”, ressaltou.
Um dos pontos cruciais para a decisão da anulação, segundo o superintendente, foi o valor da passagem registrado no edital. “Os valores estavam muito acima do que seria um valor justo e real da passagem e a prefeita Emília tomou essa atitude para favorecer a população, para não permitir que os aracajuanos paguem a mais”, disse.
Outro item que chamou a atenção da nova gestão está na forma como o serviço de transporte seria executado. Segundo Nelson Felipe, o que estava no edital não condizia com as necessidades dos passageiros. “A rede de atendimento, como chamamos as linhas que transitam pela cidade, foi feita baseado em uma análise antiga, que não levou em conta a atual realidade das cidades, ou seja, nada foi mudado e continuam com as mesmas linhas de anos, o que não é suficiente para atendar a demanda”, destacou.
Questionado sobre uma possível demora na realização de uma nova licitação, Nelson Felipe foi enfático ao revelar que todo o processo será feito em seis meses. “Antes de tomar a decisão de anular, fomos buscar fora do estado as possibilidades de fazer uma nova licitação e encontramos várias instituições, reconhecidas internacionalmente, que nos garantem que fazem uma licitação em seis meses, diferentemente da que foi feita que levou dois anos e parece mais uma colcha de retalhos”, completou.