Trazendo ao debate temas de relevância da sociedade sergipana, como de costume, o programa “Inove Notícias” na rádio Cultura com apresentação de Kleber Alves, realizou um bate papo na edição desta seguda-feira, 20, com a Drª Mirene Morais, referência no estado sobre sobre a utilização da Cannabis Medicinal para finsterapêuticos. Debate ocorreu devido a aprovação na Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) d0 projeto de Lei de nº 331/2022 que institui a Politica Estadual de Cannabis para fins terapêuticos.
De acordo com Mirene, o uso do Cannabis tem como foco o amparo a pacientes. “A propostirua aprovada no parlamento incentiva a pesquisa e a capacitação dos profissionais do setor estadual da saúde sobre o assunto”, frisou. Durante a entrevista, a médica detalhou porque a Cannabis Medicinal é considerada uma grande ferramenta para a área de dor e de outras patologias e como está essa ferramenta terapêutica em Sergipe, que segundo ela segue a passos lentos e com foco na conscientização das potencialidades dos medicamentos com base na Cannabis.
“No país já são mais de 200 mil pacientes em uso de Cannabis Medicinal, seja via associações, importações e farmácias. Um contexto em franca expansão”, revelou. Segundo a médica, para conseguir o remédio à base de Cannabis hoje no Brasil há quatro formas. “Via prateleira da farmácia desde 2015, que é bastante caro, importação de qualquer lugar do mundo via correio, Associações de cultivo coletivo e habeas corpus individuais”, destacou.
Inclusive, a aprovação na Alese foi comemorada pelo governador Fábio mitidieri. “Defendo essa causa desde o meu mandato como deputado federal, quando criei o Projeto de Lei Nacional que regulamenta os medicamentos a base de Cannabis medicinal”, disse o governador. Para Fábio, facilitar o acesso à Cannabis para fins terapêuticos e medicinais pode salvar muitas vidas, assim como garantir a saúde e o bem-estar de pessoas com câncer, epilepsia, autismo e diversas outras doenças e transtornos.