Até a próxima quarta-feira, dia 14, a operação carnaval, desencadeada pela Polícia Militar de Sergipe, estará nas ruas para garantir a segurança dos foliões que vão curtir a festa.
E para falar sobre o planejamento dessa operação, o programa Inove Notícias da Cultura FM, com Kleber Alves, conversou com o relações públicas da PM, major Edson Oliveira.
Em entrevista ao repórter Jota Pereira, o major revelou que a PM vai empregar um efetivo de 7.882 policiais. “Serão 669 viaturas atuando no policiamento de forma extraordinária, ou seja, além da tropa que já faz o patrulhamento diário, mais de sete mil homens atuarão de forma extra para garantir a segurança dos foliões”, afirmou.
De acordo com o major, 44 dos 75 municípios sergipanos receberão esse reforço no policiamento ostensivo. “Fizemos um mapeamento com base em eventos anteriores e temos a estimativa de 310 mil pessoas frequentando os 201 eventos cadastrados e fizemos esse planejamento em cima dos municípios que têm mais frequentadores, como Pirambu, Neópolis, a praia da Caueira, Barra dos Coqueiros e Aracaju”, afirmou.
A função da Polícia Militar é garantir a segurança na parte externa dos eventos, no entanto, em eventos de grande porte, como no caso do Rasgadinho, em Aracaju, o policiamento é feito de forma mais intensa.
“Nós fazemos o policiamento periférico em todos os eventos, mas em virtude da magnitude do Rasgadinho, teremos guarnições fazendo o policiamento dentro da área interna”, destacou Major Edson.
E para que o folião possa curtir o carnaval de forma tranquila, major Edson fez questão de dar algumas dicas de segurança. “A primeira delas é se beber, não dirija, pegue um carro de aplicativo ou táxi. Se for levar crianças, identifique-as com as informações dos pais e telefone. Também é bom evitar levar objetos de valor, além de não usar o celular para fazer pagamentos nos bloquinhos. Dessa forma, a festa não vai acabar em dor de cabeça para o folião”, completou.
Foto: Arthuro Paganini