Nesta quarta-feira, 4, acontece o leilão da concessão parcial dos serviços públicos de abastecimento de água e esgotamento sanitário do Estado, que atualmente é realizado pela Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso). O pregão acontece na Bolsa de Valores de São Paulo e será acompanhado de perto, pelo programa Inove Notícias da Cultura FM, com Kleber Alves.
Diretamente da terra da garoa, o radialista Kleber Alves trouxe as primeiras informações do processo licitatório que tem como objetivo garantir a universalização dos serviços, como estabelece as metas do Novo Marco do Saneamento. O processo permitirá a exploração dos serviços por 35 anos, com previsão de investimentos de mais de R$ 6 bilhões.
O coordenador do núcleo de rádio do Governo do Estado, Eli Augusto, ressaltou que este é o evento mais aguardado de todos os tempos. “Amanhã será um grande dia. O leilão vai ocorrer na Bolsa de Valores de São Paulo, a B3 e o governador Fábio Mitidieri, de forma corajosa, resolveu dizer um basta para que a população sergipana pare de passar sede, como acontece muito no alto sertão, onde a população fica até 15 dias sem água e essa concessão parcial é para evitar, justamente, isso”, disse.
Ao longo de todo o processo, diversos setores têm dito que se trata de uma privatização da Deso, o que foi desmentido por Eli Augusto. “Se fosse privatização, o governo estaria vendendo o CNPJ para uma empresa, o que não é o caso. O Estado vai captar, tratar a água e vender para a concessionária”, afirmou.
Ainda segundo ele, quatro empresas enviaram propostas, o que só foi possível graças ao equilíbrio fiscal do Estado. “O equilíbrio fiscal e investimentos feitos pelo governo mostram que é um estado forte e isso reflete nessa concessão, tendo em vista que Sergipe é o segundo estado do Nordeste em fazer a concessão. O Piau abriu o processo de concessão e nenhuma empresa entregou proposta, a de Sergipe, são quatro”, completou.