Mais um ponto relevante nos cem primeiros dias foi a proximidade do Governo do Estado com o Governo Federal. Logo na primeira semana de gestão, 40 policiais militares sergipanos foram enviados a Brasília para reforçar a segurança após os atos antidemocráticos ocorridos em 8 de janeiro. O governador também esteve em Brasília em duas oportunidades durante o mês de janeiro, nos dias 10 e 25, quando se reuniu com ministros e lideranças em busca de investimentos para o estado.
Em encontro com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante o Consórcio Nordeste, realizado no dia 20 de janeiro em João Pessoa (PB), o governador levou pleitos relacionados à duplicação da BR-101 e ao Canal de Xingó. Em 15 de fevereiro, atendendo a um pedido do governador Fábio Mitidieri, o presidente esteve em Sergipe para vistoriar as obras da BR-101 e tratar de outras obras estruturantes para o estado.
Em março, o governador e a equipe técnica do Governo de Sergipe buscaram investimentos para o estado durante visitas a Brasília. Nas oportunidades, foram acionados gestores do Esporte, da Cultura e do Turismo, entre outras pastas. Já no dia 24 de março, os ministros André de Paula, da Pesca e Aquicultura, e Irajá Lacerda, interino da Agricultura e Pecuária, estiveram em Sergipe, em encontro com o governador Fábio Mitidieri, quando trataram, também, sobre o Terminal Pesqueiro.
Planejamento estratégico
Para dar continuidade ao ritmo de desenvolvimento ditado durante os primeiros cem dias de administração, gestores e técnicos das diversas secretarias e órgãos de governo vem elaborando o Planejamento Estratégico 2023-2026. Durante o mês de março, cinco oficinas setoriais foram realizadas com o intuito de estruturar o portfólio de projetos do governo. Nos próximos meses, os projetos serão validados, com posterior definição de metas.
Foto: Arthuro Paganini