A edição desta terça-feira, 21, do programa Inove Notícias da Cultura FM, com Kleber Alves recebeu a visita do governador Fábio Mitidieri (PSD). Na pauta, o balanço de um ano e cinco meses à frente da gestão e as ações do executivo estadual.
A situação econômica deixada pelo ex-governador Belivaldo Chagas (Podemos) impactou, positivamente, no início da gestão. “Sempre falei abertamente que o Estado estava com as contas em dia e organizadas, com austeridade fiscal e orçamentárias deixadas por Belivaldo e conseguimos avançar ainda mais”, relatou o governador.
E umas das áreas mais impactadas de forma positiva foi a geração de emprego e renda para os sergipanos. “Ampliamos a geração de emprego. Criamos 320 mil empregos, o que representa o maior saldo desde 2013, com 15 mil novos empregos”, afirmou.
E para que essa realidade fosse possível, a Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) teve um papel fundamental na organização das finanças. “Conseguimos aumentar a arrecadação de ICMS que foi superior a 10% em oitos anos, o que representa mais de 500 milhões de reais e estamos vivendo um momento econômico pujante no Estado”, assegurou Mitidieri.
Endividamento
O governador foi bastante criticado pela bancada de oposição que não concordou com os empréstimos feitos pelo executivo. “Sergipe é um dos estados menos endividados do Brasil. Em um passado não muito distante, tínhamos o 13º salário parcelado, o que foi se ajustando na gestão Belivaldo. Dessa forma, os bancos, que emprestavam dinheiro ao estado, faziam com prazo curto e juros altos”, disse.
E para tentar sanar essa dívida, de acordo com o governador, o Estado teve que fazer o empréstimo. “Nossa primeira meta foi ajustar isso e conseguimos uma operação de R$800 milhões para quitar esse débito, o que gerou uma economia de R$ 100 milhões por ano, diminuindo os juros e alongando o prazo”, destacou.
Magistério
Outra área que avançou, bastante, foi a educação. “Tenho muito respeito pelo magistério, sou neto de professor e desde a fase de transição que converso com o Sintese, inclusive, me reuni há dez dias com eles e sentamos para discutir outras pautas, já que conseguimos avançar em uma das principais reivindicações da categoria que era a retomada da carreira do magistério, que eles lutavam há 16 anos”, completou Fábio Mitidieri.
Foto: reprodução