A edição desta terça-feira, 2, do programa Inove Notícias da Cultura FM, com Kleber Alves, conversou com o presidente da Instituto de Gestão e Cidadania (IGC), Herbert Lobo, entidade habilitada em gestão de unidades hospitalares e que é responsável por gerir o Hospital Nestor Piva, em Aracaju.
De acordo com Hebert Lobo, o IGC surgiu como uma ferramenta de melhoria na saúde da população. “Uma das formas de entregar saúde é fazer boa gestão, atender bem as pessoas, diminuir a dificuldade que o cidadão tem do acesso à saúde e, nesse sentido, quanto mais qualificada for a gestão, melhor é o atendimento e capacidade de minorar o sofrimento da população”, ressaltou.
Desde que assumiu o Nestor Piva em fevereiro deste ano, o IGC tmudou a realidade do atendimento na gestão.
“Quando assumimos, começamos um trabalho duro e árduo de reestruturação, tando de ordem física, com reformas e implementação de novas tecnologias; como um processo de seleção para recrutarmos os melhores profissionais”, revelou Hebert.
Outra inovação implementada foi através de investimentos em inovação e tecnologia. “Instalamos o prontuário eletrônico que se conecta com todos os setores do hospital, para que tenhamos um panorama muito claro para tomarmos as melhores decisões no processo de gestão”, afirmou Hebert.
Outro dado que comprova a excelência da gestão do IGC à frente do Hospital Nestor Piva é a quantidade de atendimento mensal. O instituto foi contratado para atender 10 mil aracajuanos por mês, no entanto, na realidade, esse número é bem superior.
“Fomos contratados para fazermos 10 mil atendimentos e fazemos 15 mil por mês. No mês de maio e junho, chegamos a 18 mil, 80% a mais sem aumentar um real a mais no contrato”, assegurou Hebert.



