O Índice de Governança Municipal (IGM/CFA), divulgado em abril, apontou quais são os 10 municípios sergipanos melhores avaliados em Gestão no ano de 2022. A ferramenta, lançada em 2016, é desenvolvida pelo Conselho Federal de Administração e analisa dados oficiais com informações e indicadores de diferentes áreas.
A métrica da governança pública das cidades brasileiras é baseada em três dimensões: Finanças, Gestão e Desempenho.
Em Sergipe, os municípios de Propriá (8,44), Pedrinhas (8,34), Gararu (8,07), Riachão do Dantas (8,03), Salgado (7,93), Moita Bonita (7,91), Aracaju (7,80), Cedro de São João (7,60), Tobias Barreto (7,59) e Arauá (7,58) são os dez primeiros da lista.
De acordo com o diretor Administrativo e Financeiro do CRA/SE, Gildson Mendes, o levantamento pode guiar as gestões em seus processos decisórios. “O Índice de Governança Municipal foi criado com o intuito de auxiliar os gestores públicos, por meio de dados consolidados, para mostrar quais são as oportunidades de melhorias em seus municípios. A estrutura do IGM CFA é desenvolvida com base nos conceitos de governança, cadeia de valor e considera três dimensões: finanças, gestão e desempenho”, disse.
“As dimensões são divididas em indicadores e variáveis e são capazes de gerar um diagnóstico municipal cujo objetivo é apontar diretrizes para elaboração e priorização de políticas públicas”, prossegue Gildson Mendes.
Ele comenta a diferença do Índice de Governança Municipal, em relação a outras avaliações realizadas: “O IGM CFA toca uma visão mais abrangente, contemplando indicadores fiscais, de gestão e de desempenho. Para coleta desses dados são utilizadas diversas fontes de pesquisas oficiais brasileiras, a exemplo do IBGE, INEP, Secretaria do Tesouro Nacional, Datasus, dentre outras”.
Todos os municípios sergipanos estão inclusos. Confira a tabela completa.