O secretário municipal da Educação de Aracaju, Ricardo Abreu, foi o entrevistado da edição desta terça-feira, 9, do programa Inove Notícias da Cultura FM, com Kleber Alves, e fez um balanço da gestão.
Em entrevista ao repórter Jota Pereira, Ricardo Abreu destacou que o ano de 2023 foi marcado por um grande ato simbólico depois da pandemia da covid-19. “Do ponto de vista pedagógico, nos anos inicias do ensino fundamental, todo e qualquer efeito da pandemia já foi solucionando e já fizemos a recomposição do aprendizado dos nossos estudantes”, comemorou Ricardo Abreu.
Além de enfrentar os desafios do aprendizado por causa da pandemia, a gestão da Educação de Aracaju também se preocupou com a estrutura física da rede municipal de ensino. “Aracaju vive, hoje, a maior ampliação da sua história. Temos uma rede de mais de 60 anos com 79 escolas e com muitos prédios antigos. Estamos construindo novas unidades, reformando os que podem ser reformados e demolido as que não podem e construindo prédios novos e triplicando a quantidade de vagas”, revelou o secretário.
E por falar em oferta de vagas, uma das maiores demandadas das famílias aracajuanas sempre esteve relacionado à falta de vagas em creches e pré-escola, o que, de acordo com o secretário, este ano será solucionado.
“Passamos o ano de 2023 fazendo muitos estudos para poder oferecer três mil novas vagas para a rede infantil, exclusivamente para creche e pré-escola. Durante todo o ano, deixamos o cadastro reserva aberto e 2.500 pessoas entraram em contato e, agora, estão sendo contatadas para que possam matricular os alunos”, afirmou Ricardo Abreu.
Foto: Walter Martins/Ascom Semed