A edição desta quinta-feira, 7, do programa Inove Notícias da Cultura FM, com Kleber Alves, voltou a falar sobre a novela da licitação do transporte coletivo de Aracaju que teve mais um capítulo nesta quinta, quando a Prefeitura de Aracaju conseguiu liminar judicial para manter suspensa a licitação.
A decisão suspende a ordem do Tribunal de Contas do Estado (TCE) que tinha determinado a retomada da licitação. Para o radialista Kleber Alves, o processo licitatório não vai sair do papel este ano. “Esqueçam licitação. 2025 já acabou e não há mais tempo para isso”, disse.
Apesar de não haver tempo para todo o processo, a população não pode ser penalizada com a manutenção de um péssimo sistema de transporte. “É necessário sensatez para resolver, de vez, o problema do transporte coletivo de Aracaju e da Grande Aracaju. Todos os prefeitos do consórcio precisam sentar com Ministério Público, Tribunal de Justiça e o TCE para resolver essa situação”, afirmou Kleber Alves.
Outro problema apontado pelo radialista está nos ônibus elétricos comprados pela prefeitura com o empréstimo autorizado pela Câmara Municipal de Aracaju (CMA). “Esse empréstimo também precisa ser autorizado pelo Tesouro Nacional, o que ainda não aconteceu”, destacou.
Além disso, os veículos são do ano de 2023 e o processo licitatório determina que sejam de 2025. “Esses ônibus estavam encalhados na empresa que não conseguiu vender a ninguém e Aracaju comprou, tecnicamente, os veículos deveriam ser comprados por um preço menor, tendo em vista que são do ano de 2023 e estamos em 2025”, afirmou Kleber.
Outro quesito apontado pelo radialista diz respeito ao emplacamento dos ônibus, tendo em vista que estavam rodando sem as placas. “Os veículos foram comprados e não enviaram as notas fiscais. Não acredito que o policial rodoviário federal aposentado e superintendente da SMTT, Nelson Felipe, iria autorizar que os ônibus estivessem rodando sem placa e sem nota fiscal. Eu não quero acreditar”, completou Kleber Alves.
Foto: Ronald Almeida


