Durante Sessão Especial realizada na manhã desta quarta-feira, 7, no plenário da Assembleia Legislativa de Sergipe, em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, a deputada estadual lagartense Áurea Ribeiro (Republicanos), recebeu a “Medalha Quintina Diniz”.
O presidente da Assembleia Legislativa de Sergipe, deputado Jeferson Andrade (PSC), parabenizou as mulheres e destacou a importância delas na política:
“Quero parabenizar as mulheres pelo seu dia, com o desejo de que todas tenham o principal, que é o respeito nessa sociedade ainda machista; destaque em todas as áreas e em todas as situações. Hoje a Alese homenageia as nossas deputadas e as prefeitas sergipanas que se destacam não apenas na política, mas em todos setores. A gente fica muito feliz com isso e pede que as mulheres se filiem, tomem conta dos partidos e sejam essas vozes que faltam na nossa política brasileira”, ressalta Jeferson Andrade.*
Em seu discurso de agradecimento, a parlamentar destacou que aquele foi um momento muito sublime e que tal atitude aumentava sua cumplicidade com a Alese e com os parlamentares que assim lhe dedicaram:
“Receber um reconhecimento como este me faz pensar na grande responsabilidade que tenho nas mãos, de fazer uma política do bem, de fazer cada dia valer a pena e de buscar o melhor para o Estado, pela minha região e especialmente pelas mulheres. A minha vocação está acentuada ao fortalecimento do Estado democrático do Direito, à igualdade; à efetivação dos direitos fundamentais das mulheres e à promoção da paz social” proferiu a deputada.
O Prêmio
Quintina Diniz de Oliveira Ribeiro, (1878-1942) uma política sergipana, natural de Laranjeiras, foi professora e fundou em Aracaju, em 1906, o primeiro educandário feminino do estado. Adepta das ideias feministas, participou da FBPF, entidade que a apoiou para ser eleita a primeira deputada estadual de Sergipe, em 1934.