Em um estudo do Mapa da Segurança Pública 2025, divulgados pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, aponta que Sergipe foi o segundo estado do país com a maior redução do número de feminicídios, no período 2023/2024, com 37,50%.
E para falar sobre esses números, a edição desta segunda-feira, 30, do programa Inove Notícias da Cultura FM, com Kleber Alves, conversou com a secretária de Estado de Políticas para as Mulheres, Danielle Garcia.
De acordo com ela, o estado saiu de 16 casos, em 2023, para 10, em 2024, reduzindo a taxa de feminicídio por 100 mil habitantes de 1,35 para 0,84. “Os números mostram que Sergipe foi na contramão da realidade do país, que registrou um aumento de 0,69% de casos de feminicídios no mesmo período, e da região Nordeste, onde o aumento foi de 1,49%”, revelou Danielle.
Apesar do Mapa fazer um recorte de 2023-2024, Sergipe já havia registrado a redução do número de feminicídios na comparação entre 2022 e 2023, quando o estado saiu de 19 para 16.
Segundo a secretária, os dados do Mapa da Segurança Pública 2025 reafirmam a efetividade das ações e projetos desenvolvidos pelo Governo de Sergipe. “Não é um dado para comemorar, uma vez que ainda tivemos mulheres perdendo suas vidas por feminicídio, mas esse é mais um levantamento nacional que demonstra que estamos no caminho certo no que diz respeito ao enfrentamento à violência e à garantia de proteção às vítimas”, afirma.
Ainda segundo a secretária, o Governo do Estado tem promovido diversas políticas públicas para as mulheres. “Uma delas é capacitação para os profissionais que atuam na rede de proteção à mulher dos municípios, com o objetivo de criar uma rota favorável de atendimento às vítimas”, completou Danielle Garcia.


