A edição desta terça-feira, 26, do programa Inove Notícias da Cultura FM, com Kleber Alves, esteve na Central de Abastecimento de Sergipe (Ceasa Aracaju) para repercutir a informação trazida na semana passada de que até o mês de abril, o Governo do Estado assumirá a gestão.
Em entrevista ao repórter Jota Pereira, a ex-presidente da Ceasa, Maria Barreto, afirmou que nenhum comerciante foi informado sobre essa mudança. “Estou escutando os boatos, mas nada de oficial, pelo menos nenhum comerciante foi avisado e espero que realmente aconteça essa mudança, porque precisamos, muito, disso”, desabafou.
Comercializando na Ceasa há 37 anos, Maria Barreto revelou que essa mudança vai trazer novas perspectivas. “Era um grande sonho tirar do governo e foi uma luta grande e conseguimos amigavelmente, mas a coisa foi andando de presidente em presidente e fugiu às expectativas dos associados. Foi parar em mãos erradas, coisas meio absurdas acontecendo e a volta para o estado é o momento certo”, destacou.
Ainda segundo a ex-presidente, os comerciantes fixos estão sofrendo com a concorrência desleal. “Pagamos taxa de localização, taxa de associação, energia, água, uma despesa alta. Alguns aventureiros pagam uma taxa de entrada, em torno de $40, entram com caminhão de mercadoria e vão concorrer com os comerciantes fixos que pagam caro todo mês, uma concorrência desleal. Quando era administrado pelo governo, isso não acontecia e virou uma bagunça”, declarou Maria Barreto.
Outra reclamação dos comerciantes é de que as gestões não estão muito preocupadas com os comerciantes e colocam interesses particulares à frente dela. “Há algum tempo, há 10 anos, a associação foi parar em mãos erradas e, às vezes, tendo interesse próprio, deixando a associação de lado. O atual presidente é pré-candidato e está muito voltado para isso e fazendo a Ceasa de palanque político, o que não é permitido pela Associação e, por isso, voltar para o Estado é o melhor, pois acredito que pior do que está, não vai ficar”, afirmou Maria Barreto.
De algum tempo pra cá, é divulgado na mídia e em redes sociais, a informação de que a Ceasa Aracaju é uma verdadeira maravilha e que seria considerada como uma referência em todo o país, o que foi bastante questionado pela comerciante. “É só vir na Ceasa e conferir que essa propaganda é enganosa. O que vejo é que a Ceasa, com todas essas cobranças, virou um cofre cheio e que não vemos pra onde vai esses recursos. O que temos são ações sociais voltadas para as pessoas de fora, não para os associados”, completou.
Foto: reprodução/internet