Na próxima semana, o vereador pela Barra dos Coqueiros, Hebert Pereira, em parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Sergipe (OAB/SE) realizam uma audiência pública com tema “Pitbulls: vítimas ou vilões? O objetivo é discutir a necessidade ou não de uma regulamentação mais rígida sobre a guarda de cães de médio e grande porte no município de Aracaju.
E para falar sobre o tema, a edição desta quinta-feira, 10, do programa Inove Notícias da Cultura FM, que teve a apresentação de Rozendo Aragão, conversou com o parlamentar, que ressaltou a importância de se fazer um amplo debate sobre o tema.
“Percebemos que isso precisa ser aprofundado, além disso, vários países como Inglaterra e Austrália têm leis severas de proibição dessas raças. Precisamos sentar para identificar o que está acontecendo e de quem é a culpa pelo comportamento do animal”, afirmou Hebert Pereira.
A audiência, que será realizada no plenário da OAB/SE na sexta-feira, 18, contará com a participação de especialistas em comportamento animal, juristas, criadores, legisladores, tutores, representantes da Polícia Civil – através das Delegacias Especializadas –, membros do Ministério Público e demais parlamentares.
Para Hebert, a audiência tem como principal objetivo construir, com ampla escuta da sociedade civil, soluções efetivas que promovam maior segurança e responsabilidade na criação desses animais. “Essa é uma pauta delicada, mas urgente. Precisamos analisar se o problema está no animal ou na forma como ele é criado e mantido. A partir disso, avaliar a criação de medidas, sejam por meio de leis ou indicações, que possam prevenir novos ataques e garantir segurança para todos”, explica o vereador Hebert Pereira.


