Na última sexta-feira, 2, o Hospital de Cirurgia (HC) celebrou 99 anos de existência e de dedicação à saúde da população. E dando sequência à programação, na manhã desta segunda, foi realizada uma audiência pública na Câmara Municipal de Aracaju (CMA) para marcar essa data simbólica.
E para falar sobre as comemorações, a edição desta segunda-feira, 5, do Programa Inove Notícias da Cultura FM, com Kleber Alves, conversou com a interventora judicial da unidade hospitalar, Márcia Guimarães.
“Foi um momento de reconhecimento e, acima de tudo, de projeção para o futuro. O tema foi 99 anos do Hospital de Cirurgia, a retomada do protagonismo na assistência de saúde em Sergipe, porque é exatamente isso que estamos vivendo, uma nova era, com Cirurgia mais forte, moderno e preparado para os desafios que virão”, destacou Márcia.
Fundada em 2 de maio de 1926, por iniciativa do médico Augusto Leite, o Cirurgia nasceu com a missão de cuidar da saúde da população sergipana. “Quase um século depois, essa missão não só continua viva, como foi renovada, com ainda mais força e compromisso, contando sempre com o governo do Estado, Secretaria de Estado da Saúde, como fortes parceiros, além de todos os parlamentares sergipanos, órgãos de controle e, acima de tudo, de todos os nossos colaboradores”, ressaltou a interventora.
Ainda segundo ela, o Cirurgia presta serviços de excelência aos sergipanos. “São procedimentos cirúrgicos, consultas, exames e tratamentos. Além de ensino, mantemos também programas de residência médica e muito profissional, formando gerações de profissionais de saúde, que hoje atuam no estado e também fora do Brasil inteiro. O HC é referência em média e alta complexidade para o SUS e vem sendo pioneiro desde a sua fundação”, completou Márcia Guimarães.
Somente em 2024, O HC realizou mais de 93 mil consultas, mais de 300 mil exames, quase 9 mil cirurgias, sendo 500 só cirurgias cardíacas. “Somos o quarto hospital do Nordeste e o 13º do Brasil em volume de procedimentos cardiovasculares pelo SUS. O menor estado do país sendo grandioso. Esses números são resultado do trabalho dedicado de uma equipe altamente especializada, que une técnica e sensibilidade no cuidado com cada paciente”, completou.