
Diretamente da Colômbia, o secretário de Estado do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo, Jorge Teles, participou da edição desta quinta-feira, 5, do programa Inove Notícias da Cultura FM, com Kleber Alves. O secretário está participando da Expoartesanías, realizada em Bogotá, maior feira internacional de artesanato da América Latina, com a expectativa de receber mais de 70 mil visitantes de diversos países atraídos pela tradição e autenticidade dos trabalhos manuais.
De acordo com o secretário, o artesanato sergipano foi convidado para ser exposto e em destaque no estande do Brasil devido à sua qualidade reconhecida internacionalmente e que tem recebido uma atenção especial do Estado.
“O Governo do Estado de Sergipe está valorizando o artesanato. Já participamos de feiras nacionais no Ceará, Pernambuco, Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo. Agora, estamos ganhando o mundo, mostrando a importância econômica do artesanato. Neste ano, comercializamos mais de R$ 2 milhões de reais em peças em nossos espaços”, destacou.
E o impacto cultural e social das ações voltadas ao setor, no entendimento de Jorge Tele, é algo a ser comemorado. “Sergipe vive um momento especial, valorizando a sua arte, sua cultura e ancestralidade, mas também mostrando que é possível para o artesão garantir sua subsistência e dignidade a partir do talento”, enfatizou o secretário.
Novos empreendimentos
E a geração de emprego e renda também é uma das prioridades do Governo de Estado que comemora a inauguração de uma grande rede atacadista que abriu suas portas na manhã desta quinta-feira.
“Serão 15 lojas em Sergipe e essa é a primeira que abre fora do seu estado de origem. Além disso, também teremos mais duas na capital e outras 12 no interior, além de um centro de distribuição. Somente com a abertura do empreendimento de hoje, foram gerados mil novos postos de trabalho, o que só demostra que Sergipe está no caminho certo”, assegurou Jorge Teles.
Foto: Ascom Seteem