A vacinação é uma das formas mais eficazes de proteger a saúde individual e coletiva. Por meio das vacinas, nosso corpo aprende a se defender contra vírus e bactérias, prevenindo doenças que, no passado, causaram milhares de mortes. Além de proteger quem se vacina, a imunização em massa ajuda a controlar surtos, evitar epidemias e proteger quem não pode receber vacinas por motivos médicos. Vacinar é um ato de cuidado, responsabilidade e solidariedade com toda a sociedade.
E para falar sobre essa importância, a edição desta terça-feira, 10, do programa Inove Notícias da Cultura FM, com Kleber Alves, conversou com a enfermeira do Ipesaúde, Michelle Melo. De acordo com ela, a instituição tem ampliado os serviços de vacinas como forma de promoção da saúde pública.
“O Ipesaúde disponibiliza uma Sala de Vacina em seu Centro de Especialidades, em Aracaju, oferecendo aos beneficiários e ao público geral acesso gratuito e facilitado a diversos imunizantes”, revelou a enfermeira Michelle Melo.
A Sala de Vacina fica localizada no Centro de Especialidades do Ipesaúde – que fica na Rua Campos, 177, bairro São José –, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, sem interrupções. “Lá, são disponibilizados cerca de 20 tipos de vacinas previstas no calendário do Ministério da Saúde, incluindo imunizantes contra a raiva, difteria e tétano, Covid-19, febre amarela, hepatites A e B, HPV, influenza, Meningo C, Pentavalente e Rotavírus, entre outros”, afirmou Michelle.
Para ela, a imunização é amplamente reconhecida como uma das estratégias mais eficazes para proteger a saúde coletiva. “Ela contribui para uma sociedade mais resiliente e saudável e o Ipesaúde reforça esse compromisso, garantindo acesso contínuo e qualificado aos imunizantes”, completou Michelle Melo.


