Sergipe Previdência
Responsável por fazer o pagamento dos 35 mil servidores públicos aposentados e pensionistas do estado de Sergipe, o Sergipe Previdência vem se recuperando ao longo dos anos. destacou esses avanços.
Sergipe Previdência II
De acordo com o diretor-presidente da instituição, José Roberto de Lima Andrade, o Sergipe Previdência tem conseguido se reerguer nos últimos anos, no entanto, o Governo do Estado ainda precisa injetar recursos na casa dos R$ 130 milhões por mês, o que segundo o gestor, com os esforços da equipe econômica do estado e do governador, Fábio Mitidieri, estão conseguindo recuperar o Sergipe Previdência e diminuir esse déficit.
Desenvolvimento
Em entrevista ao repórter Jota Pereira, Valmor Barbosa afirmou que a Sedetec tem atuado para atrair mais investimentos de empresas para o Estado. Segundo ele, em 2023, a pasta aprovou o estudo e análise dos benefícios para 23 empresas que terão um prazo para apresentar projetos e se instalarem em Sergipe.
Desenvolvimento II
Para o gestor, o ano de 2023 foi bastante produtivo para o setor ao Acompanhar o governador para mostrar os potenciais de Sergipe, principalmente na área de petróleo e gás, tendo como resultado que várias empresas já vêm pesquisando áreas e discutidos potenciais locais para se instalarem próximo ao porto.
Sergipe potência
Outro ponto relevante destacado por Valmor foi a questão do gás e petróleo, os quais tornarão Sergipe, nos próximos anos, em uma verdadeira potência do setor com o estudo para a criação de um complexo gel portuário que envolve 10 municípios para que as empresas estejam próximo ao porto e da térmica. Cada município terá sua pesquisa industrial para desenvolver o município e criar emprego e renda.
Economia
Criada pelo governador Fábio Mitidieri (PSD), como forma de gerar mais economia e controle dos gastos públicos, a Secretaria Especial de Contratações, Licitações e Logística (Seclog) gerou uma economia de R$ 78 milhões em 2023.
Economia II
De acordo com o secretário-chefe da Seclog, Walter Pereira Lima. , a ideia da secretaria partiu do próprio governador. Segundo ele, o governador pensava em ter uma gestão de custos das administração pública utilizando a ferramenta da licitação, contratos e da logísticas e isso só foi possível ao fazer essa união e centralização das ações na pasta.
Economia III
Ao longo de 2023, a Seclog bateu recordes em processos. Foram realizados 383 pregões e 2.414 contratações diretas, quando há dispensa de licitação. E todo esse trabalhado desenvolvido pela pasta é uma referência para instituições de fora do Estado. “Segundo Walter Pinheiro, uma comissão do Banco Mundial que veio observar o funcionamento da pasta que tem se tornando uma referência na área.